1) Segurança na investigação (air bags, vazamentos); Tipos de combustíveis; Fontes de ignição (Chamas, cabos sobrecarregados, conexões com alta resistência elétrica; curtos-circuitos e arcos elétricos; grafitização; fontes de alimentação externas, lâmpadas e filamentos; superfícies quentes); sistemas de combustíveis, sistema de descarga; sistema de lubrificação, refrigeração e freios;

2) Principais problemas que podem gerar superaquecimento, curto-circuito e evoluírem para incêndio. Identificação de anomalias utilizando scanner automotivo;

3) Identificação das partes de um veículo. Conhecer os itens que compõe o sistema elétrico, sistemas de combustível, sistema de descarga; sistema de lubrificação, refrigeração e freios; Utilização de alicate amperímetro para detecção de anomalias.

4) Procedimentos de investigação (seguro, identificação do veículo, exame do exterior, do compartimento motor e do interior, exame dos sistemas; características e análise das marcas da combustão; Entrevistas; Identificação e coleta de vestígios).

PRÁTICA: Observação do incêndio iniciado em diferentes partes do veículo (compartimento do motor, banco do motorista, exterior do veículo).